Os plásticos e nossa alimentação

Você sabia que a industria utiliza uma substância tóxica chamada Bisfenol A na produção de plásticos?  bisfenol-1

O bisfenol A (BPA) é a matéria-prima do policarbonato, plástico resistente e transparente usado em vários produtos – em mamadeiras, por exemplo. No corpo, age como hormônio sintético, desregulando o sistema endócrino. Estudos internacionais o relacionam a problemas cardíacos, diabete, câncer, puberdade precoce e abortos.

FIQUE ATENTO e saiba como evitar a exposição ao BPA:

Evite comprar produtos fabricados com bisfenol. É possível identificá-los pelo símbolo da reciclagem com o número 7 no interior do triângulo. Eles indicam que a embalagem contem ou pode conter o BPA na sua composição.” As letras PC também indicam o policarbonato.

Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. A mudança de temperatura facilita o desprendimento do bisfenol do plástico. Prefira recipientes de vidro ou porcelana.

– Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.

– Troque o galão de água pelo filtro de alumínio ou de barro. Se for usar o filtro de plástico, verifique se ele é fabricado com bisfenol.

– Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.
– Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.
– Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem.selo_bisfenol-01

Para a SBEPlástico-seguros2M, o bisfenol é arriscado mesmo em poucas quantidades. “Por ser um hormônio sintético, a metabolização é mais difícil. Ainda mais se for absorvida em algum período decisivo para o desenvolvimento, como a infância ou a adolescência”, afirma Ieda.

Outro perigo para a saúde do homem moderno  é o material plástico utilizado no acabamento dos carros, pois um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se esta no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nível de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nível aceitável…

A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.

O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o figado. E o que é pior, é extremamente difícil para o organismo expulsar esta substancia tóxica.

Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis: O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam “o porque”, só deixam entender que é para seu “melhor funcionamento”.

Aquí vem a razão médica: De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual libera Benzeno, que causa câncer (leva-se um tempo para dar se conta do odor do plastico quente no carro). Por isto é a importancia de manter os vidros abertos uns minutos.  Não ligar o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao se entrar no carro, primeiramente deve-se abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas até uns minutos.

Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue. Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.”
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Outras fontes de consulta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bisfenol_A

Sobre o Autor

Comente...

captcha *